Igreja em Paranavaí, vence mais um desafio chegando no Distrito de Graciosa e cresce em números impactando a sociedade

De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Igreja Evangélica no Brasil cresceu mais que o dobro do ritmo da população durante mais de 20 anos. Alguns especialistas afirmam que se o crescimento constatado continuar, a população evangélica brasileira chegará a aproximadamente 55 milhões, até o final deste ano. E caso a ascensão permaneça, em 2022 a Igreja Evangélica alcançará 50% da população.


Por esta razão o campo de Paranavaí/PR está celebrando uma grande vitória juntamente com o seu líder Pr. Presidente João Rocha, por ter vencido um grande desafio o de implantar uma linda igreja em Graciosa Distrito de Paranavaí/PR.

Os pastores presidentes que passaram por Paranavaí sabem o quanto essa vitória é importante, desde o Pr. Epaminondas José das Neves, Pr. Silvio Ferreira Pimenta que doou um terreno para Igreja naquela comunidade, bem como todo o esforço empreendido pelo Pr. José Carlos e Pr. Isaias Guedes.


Mas aprouve a Deus escolher esse tempo para concretização desse sonho e sentir que Deus está comprometido com esta causa nobilíssima, porque ele escolheu para si um povo desde os tempos eternos e o deu ao seu unigênito Filho. Para comprar esse povo procedente de toda tribo, raça, língua e nação Cristo morreu, verteu o seu sangue e ressuscitou dentre os mortos.

Porque o Distrito de Graciosa sempre foi um desafio?

O município de Paranavaí é formado por descendentes de várias nacionalidades. São descendentes de japoneses, italianos, árabes, portugueses e espanhóis.


A maioria dos pioneiros chegou aqui apenas com o sonho e a vontade de vencer na vida. Porém, quando falamos sobre o Distrito de Graciosa a história é diferente e não existiu a miscigenação nessas proporções.


A maioria da comunidade é formada por descendentes de origem alemã e que vieram do estado de Santa Catarina. 

Os primeiros colonos chegaram à região no ano de 1944, quando o governo autorizou as medições, demarcações e vendas de lotes de terra na Gleba 2. Hoje o Distrito de Graciosa possui uma população estimada em 3.200 habitantes.


Recebeu este nome em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Graças. Situa-se a 16 km da cidade de Paranavaí. Os ribeirões Vinte e Dois e Paranavaí correm por suas terras e a rodovia PR-218 passa dentro da zona urbana.

Em 8 de dezembro de 1953, foi colocada a pedra fundamental do Seminário Imaculada Conceição dos Padres Carmelitas. Este iniciou as suas atividades em 1956 e funcionou como seminário menor até 1993, quando foi transformado em casa de noviciado.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, erigida em 1959, é atendida pelos padres carmelitas. Seu primeiro pároco foi frei Boaventura Einberger.


A grande dificuldade é que todos os missionários que eram enviados sentiam uma forte resistência em alugar casa e um salão para começar a obra naquele lugar por causa do forte tradicionalismo.

E debaixo de muito esforço e oração Deus quebrou as correntes invisíveis da opressão pois o crescimento da igreja é responsabilidade nossa, mas somos cônscios que sem a ação do Espírito Santo nunca conseguiríamos.

Devemos abraçar com grande ardor essa gloriosa missão que os próprios anjos anelam. Essa é uma tarefa imperativa, intransferível e impostergável.


Conforme as palavras do Pr. Presidente João Rocha: “Devemos buscar o crescimento saudável da igreja através da oração, da Palavra e do poder do Espírito Santo. As técnicas modernas podem ser acessórias, mas jamais devem substituir os elementos fundamentais estabelecidos pelo próprio Deus” afirma o Pastor.

O crescimento da igreja deve ser buscado com um profundo senso de urgência. Deus se importa com números, porque atrás deles estão vidas preciosas por quem Cristo verteu o seu sangue.

A Bíblia é um livro de estatística, porque Deus se importa com pessoas. Portanto, a evangelização dos povos deve estar no topo da agenda de toda igreja que deseja agradar o coração de Deus.




Por: Pr. Zedequias Vieira Cavalcante