NOSSA HISTÓRIA

QUEM SOMOS

A Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Paraná, presidida atualmente pelo Pastor Ival Teodoro da Silva, vem prestando seu brilhante trabalho em prol da unidade da nossa denominação nesse pujante Estado há quarenta e nove  anos, desde 22 de abril de 1960, ocasião em que à mesma foi instituída como pessoa jurídica de direito privado, de caráter religioso, social, educacional e sem fins lucrativos.

O Estado do Paraná conta com 172 Campos Eclesiásticos, distribuídos em 13 regiões eclesiásticas, sendo que duas destas regiões estão instaladas nos países dos E.U.A. e Paraguai. Contamos com 3.436 ministros, sendo 1.885 Pastores e 1551 Evangelistas. Temos mais de 3.000 igrejas ou congregações, e aproximadamente 500.000 membros em todo o estado, sem contar os congregados e simpatizantes.

A primeira Reunião onde foi organizada a CIEADEP ocorreu da seguinte forma:

Aos vinte e um dias do mês de abril do ano de mil novecentos e sessenta, as nove horas, nas dependências da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Curitiba – PR, cito na Av. Candido de Abreu, 367, reuniram-se os obreiros deste Estado, na maioria de trinta e cinco membros sendo eles: Pastores, José Eurico Oliveira, João Marcondes, Pedro Figlyk, José Lopes, Henrique Lelis, Eufemius Mialiki, Dinarte Correia de Melo, Abílio Alves de Araújo, Elias Alves Moreira, Neziozenio José das Neves, Agenor Alves de Oliveira, Antonio Camargo, José Joaquim dos Santos, José Rodrigues de Alencar, Carlos mazzas, Manoel Albuquerque, Epaminondas José das Neves, Joaquim Gomes, Martin S. Zacarkim, Evangelista; José Pereira de Almeida, Presbíteros; Antonio Nonato, Pedro F. de Menezes, Anísio Francisco da Silva, Francisco Romano da Costa, , Antonio Candido Filho, José Guilherme de Souza, Nicolau Wedek, Arlindo Selvo do Nascimento, Elidio Alves da Silva, Antonio Donha Galves, Francisco Donha Galves, Moacir Gonçalves, João Carneiro Rodrigues, ainda com a presença do Pastor Armando Chaves Coen, gerente da casa Publicadora da Assembléia de Deus. Teve inicio os trabalhos pelo pastor local, Pastor Agenor Alves de Oliveira, que promoveu a eleição da Mesa Diretora, que foi solicitado pelos convencionais presentes uma proposta e submetidos em votação e foi aprovado unanimemente ficando constituída a 1º mesa diretora da CIEADEP: Presidente; pastor José Joaquim dos Santos; Vice Presidente, Pastor Agenor Alves de Oliveira; 1º Secretario, José Eurico de Oliveira; 2º secretario, Pastor Elias Alves Moreira; 1º Tesoureiro, Pastor Pedro Ferreira de Meneses, 2º Tesoureiro Carlos Mazzas.

ATUAL DIRETORIA ESTA ASSIM COMPOSTA:

Presidente: Pr. Perci Fontoura  – Umuarama
1º Vice–Presidente: Pr. Isaías Cardoso dos Santos – Foz do Iguaçu
2º Vice–Presidente: Pr. Antonio Batista Maia – Cascavel
1º Secretário: Pr. Daniel Sales Acioli – Apucarana
2º Secretário: Pr. Samuel Azevedo dos Santos –Telêmaco Borba
1º Tesoureiro: Pr. Antonio Ferreira - Cruzeiro do Oeste
2º Tesoureiro: Pr. Izaías Rodrigues Porto - Curitiba

A CIEADEP hoje conta vários departamentos, comissões e entidades.
Entidades estas que se encontram em destaque:


BREVE HISTORICO DA FACEL - www.facel.com.br

A FACEL – Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, é instituição de direito privado, mantida pela AEADEPAR - Associação Educacional das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Paraná , com sede na Avenida Vicente Machado, 156 - Centro, em Curitiba, Estado do Paraná.

A FACEL é a primeira Faculdade das Assembléias de Deus no Brasil. Salientamos, no entanto, que trata-se de uma Faculdade como as demais, ou seja, não é destinada única e exclusivamente a Igreja.
A FACEL, hoje encontra-se com 1.100 alunos e possui um quadro de 86 professores experientes no Mercado. A atuais instalações esta localizada na Av Vicente Machado, nº 156, Centro, Curitiba, Paraná, proporcionam facilidade de locomoção a seus alunos. O local onde esta instalada a Sede da FACEL, fica entre as três praças de Curitiba com maior fluxo de linha de ônibus (Rui Barbosa, Tiradentes e Osório), ou seja, de qualquer lugar da cidade com aproximadamente 30 minutos de ônibus o aluno estará na Faculdade. Todos os móveis, biblioteca, laboratório de informática, carteiras, quadros, etc, são modernos, de excelente qualidade e adquiridos recentemente. Suas mensalidades estão entre as menores do mercado, não caracterizando com isso uma diminuição na qualidade dos serviços prestados. Para o aluno que efetua o pagamento das mensalidades em dia, é concedido um Desconto por pontualidade de 10%.

A FACEL, foi credenciada pela Portaria Ministerial Nro. 508/99 de 12 de março de 1999, com os seguintes cursos autorizados pelo Conselho Nacional de Educação (clique no curso para mais informações):

Administração com Habilitação em Comércio Exterior 
Parecer 432/99-Portaria MEC Nro. 983/99 de 28/06/1999;

Administração Gestão de Sistemas de Informação 
Parecer 815/01 - Portaria MEC Nro 1377 de 04/07/2001;

Ciências Contábeis 
Parecer 1282/2001 - Portaria Nro. 2696/01 de 12/12/2001;

Filosofia Bacharelado 
Parecer 521/99-Portaria MEC Nro. 984/99 de 28/06/1999;

Filosofia Licenciatura 
Parecer 521/99-Portaria MEC Nro. 984/99 de 28/06/1999;

Letras (Português/Espanhol) 
Parecer 312/99 - Portaria MEC Nro. 792/99 de 14/05/1999;

Letras (Português/Inglês) 
Parecer 1163/01 - Portaria MEC Nro 1969/01, de 30/08/2001;

Pedagogia 
Parecer 222/99 – Portaria MEC Nro. 508/99 de 12/03/1999.

Psicologia

Teologia (a distância)


TECNÓLOGOS (2 Anos)

Gestão de Recusros Humanos
Secretariado
Marketing
Logística



Histórico do IBADEP - www.ibadep.com

A Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Estado do Paraná - CIEADEP, atendendo o que dispõe o seu estatuto, criou no dia seis de abril de 1976, a Associação Educacional das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado do Paraná - AEADEPAR, tendo como objetivos institucionais, o desenvolvimento da educação secular e religiosa, cultural, assistência social, comunicação social e a filantrópica. Porém o principal objetivo é o de organizar e manter instituições de ensino em todos os graus e modalidades. 

Aos quatro dias do mês de abril de 1976, Pr. José Pimentel de Carvalho fundava a primeira mantida da AEADEPAR, o Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná - IBADEP, que teve sua aula inaugural aos quatro dias do mês de agosto de 1976, na cidade de Curitiba. Foram fundadores do IBADEP: Pr. José Pimentel de Carvalho, Pr. Catharino Nunes Pires, Pr. Hidekazu Takayama, Pr. Íris Goulart Seixas e Pb. Olivir Bueno Apolidoro. Posteriormente implantou-se o curso teológico com extensão na cidade de Londrina, que por decisão da Instituidora em 1989, foi transferido para Apucarana, onde desenvolveu suas funções por 10 anos, e em 1998 foi transferido para Guaíra, aonde atualmente vem desempenhando a função para a qual foi instituída, formando inúmeros alunos na área teológica em todo o Brasil. Muitos de nossos alunos hoje são pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, cooperadores, missionários, membros atuantes como obreiros na seara do Senhor. 

Atualmente, são mais de 15.960 alunos no curso básico distribuído em 808 nucleos e 799 alunos no curso médio distribuídos em 156 nucleos, abrengendo 24 Estados no Brasil, Portugal, Argentina, Paraguai e Uruguai. O IBADEP desponta no ensino teológico como uma das maiores instituições de ensino bíblico/teológico no Brasil.

Ocorreu no dia quatro de agosto de um mil novecentos e setenta e seis a aula inaugural do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná - IBADEP, sendo a cerimônia presidida pelo Pr. Íris Goulart Seixas, às vinte horas em sala anexa ao nosso Tempo Central na Avenida Cândido de Abreu Nº 367 em Curitiba. Na ocasião o Pr. Íris declarou: "Com muita satisfação inauguramos hoje o IBADEP em resposta de Deus às nossas orações, depois de 7 anos de estudos para tal fim, e temos o prazer de apresentar como alunos matriculados em nossa primeira turma, obreiros que já pertencem ao ministério da igreja, sendo portanto justo darmos oportunidade primeiro a eles, pois este grupo já demonstrou estar aprovado no trabalho e cremos que o seu aproveitamento será de 100%". Na oportunidade foram apresentados o Diretor Administrativo Pr. Catharino Nunes Pires, o Diretor Eclesiástico e Social Pr. João Barbosa de Macedo, o Diretor Pedagógico Ev. Hidekazu Takayama, bem como o 1º Secretário Pb. Olivir Bueno Apolidoro. Usaram também a palavra, o missionário americano Paul Pugh e sua esposa, ambos professores.


FUNPADEPAR
Fundação de Previdência das Assembléias de Deus no Estado do Paraná.
www.funpad.com.br 


A FUNPADEPAR, é mais um Órgão da CIEADEP de caráter Previdenciário, que dão aos seus ministros a ela filiados, a oportunidade de jubilarem, oferecendo desta forma mas segurança e estabilidade a vossas famílias, atualmente temos 109 beneficiários.

A CIEADEP, não tem sido omissa no que diz respeito a sua responsabilidade missionária, haja visto temos um Departamento chamado DEMIPAR – Departamento de Missões do Paraná, que conta com aproximadamente 250 missionários vinculados ao referido departamento, mantidos pelas diversas Igrejas em nosso Estado.

Salientamos ainda, que temos missionários nos diversos estados do Brasil, Portugal, Espanha, África, Índia, Itália, Inglaterra, EUA, Argentina, Paraguai, Bolívia e outros.

A nossa Igreja e a CIEADEP, não é apenas uma sociedade composta de boas pessoas, somos a Igreja do Deus vivo coluna e firmeza da verdade. Somos o jardim fechado descrito em Cantares de Salomão. Estamos combatendo as inovações e as pragas das falsas doutrinas que querem nos desestabilizar. Não nos esqueçamos de colocar a farinha na panela, para neutralizar o veneno mortífero das ideologias sem base na santa, eterna e inerrante palavra de Deus.

Atenciosamente;

Diretoria